USINAGEM E FABRICAÇÃO DE PEÇAS INDUSTRIAIS

Fone: (85) 3297.2063 / 3297.1053

Indústria leva ao governo propostas para recuperação da economia

Representantes do Fórum Nacional da Indústria entregaram ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o documento “119 Propostas para a Competitividade com Impacto Fiscal Nulo”. O conjunto de medidas visa à redução da burocracia e à melhoria dos marcos regulatórios., incluindo ainda cinco medidas para a recuperação da indústria e a superação da crise econômica.

"São medidas emergenciais para as empresas enfrentarem os problemas mais prementes", disse Robson Andrade, presidente da CNI - Confederação Nacional da Indústria, ao sair da reunião com o ministro da Fazenda. 

Andrade lembrou que as indústrias brasileiras estão buscando as exportações para manter a produção e que precisam ter algumas garantias para ampliar as vendas externas. Por isso, uma das cinco propostas emergenciais da CNI é o restabelecimento da alíquota do Reintegra, o programa que restitui aos exportadores resíduos tributários. A indústria sugere que a alíquota volte a ser de 3% como era até o início de 2015. Hoje a alíquota é simbólica e está em 0,1%. O estímulo às vendas externas, avalia a CNI, também depende da garantia de acesso das empresas aos recursos de financiamento das exportações.

Outra medida emergencial é a revisão do programa de refinanciamento de débitos fiscais (Refis). A proposta da indústria é adequar o Refis à retração da atividade e, consequentemente, ao faturamento das empresas. Isso permitirá que as empresas inadimplentes voltem a recolher os tributos. "Muitas empresas estão com dificuldade em tomar crédito porque têm problemas na Receita Federal. Por isso, propomos remodelar o Refis que já existe para que essas firmas possam voltar a ficar adimplentes", afirmou Andrade.

Para a CNI, a ampliação do prazo de pagamento dos impostos, adequando às práticas comerciais, também é uma medida necessária. Hoje normalmente os tributos vencem antes do prazo dado pelas empresas para o pagamento de suas vendas. A CNI sugere ainda a melhoria das condições acesso ao crédito de curto prazo para as empresas. "A ideia é reduzir o compulsório dos bancos para aumentar os recursos", disse Andrade.

SEM CUSTO FISCAL - No documento 119 Propostas para a Competitividade com Impacto Fiscal Nulo, entregue ao ministro da Fazenda, a CNI alerta que pesquisas internacionais do Banco Mundial, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Fórum Econômico Mundial confirmam a necessidade do Brasil melhorar o ambiente de negócios e criar condições para a retomada do crescimento.

"Estas propostas são um roteiro para uma ação transformadora. O desafio principal é o Executivo e o Congresso se comprometerem com a sua implementação", diz o trabalho. O documento contém sugestões nas áreas de tributação, relações do trabalho, infraestrutura, financiamento, comércio exterior, inovação, segurança jurídica e regulação.

O Fórum Nacional da Indústria é um órgão consultivo da diretoria da CNI, formado por presidentes de 44 associações nacionais setoriais da indústria e federações de indústrias. O Fórum acompanha, debate e formula propostas para melhorar o ambiente de negócios, aumentar a competitividade das empresas e promover o crescimento econômico.

Fonte: usinagem-brasil.com.br

Serviços e Produtos

Previous Next
Recuperação de Peças Industriais Recuperação de peças de desgaste dos mais diversos segmento industriais. Atendemos os seguintes...
Centro de usinagem CNC As maquinas CNC oferecem grande versatilidade para usinagem de diferentes tipos de peças, com...
Tornearia Contamos com tornos Tormax 30A, tormax 30B e Clever 32120, com capacidade de usinar peças até...
Fresa Nossas fresadoras universais e ferramenteiras nos dão versatilidade, porque permite que sejam...
Plaina Possuímos plaina limadora, para usinar peças de até 900mm para usinar peças de tamanho médio ou...
Caldeiraria Nossa caldeiraria possui Guilhotinas, Calandras e Viradeiras prontas para cortar e virar chapas de...
Serralheria Trabalhamos com solda em; Alumínio, Antimônio, inox, Bronze e etc. (mig/mag, Tig, argônio,...